VIDA APÓS A VIDA

David Zumerkorn

14/07/2024 - 10:45

VIDA APÓS A VIDA

——///——

Se desejar homenagiar um ente querido ajudando a patrocinar este artigo, entre em contato conosco: whatsapp 11 99125-5477.

——///——

O famoso ditado: “é uma questão de vida ou morte” tem dois significados. Um é um tanto emergencial, o outro é sobre o aspecto da “vida” e o que acontece na vida após a morte. Aqui falaremos sobre o segundo caso.

O Rebe de Lubavitch diz que a alma é entregue ao homem por empréstimo, e está escrito: “dias são formados” (Salmos 139:16), que quer dizer: “há um número fixo de dias que cada pessoa deve viver, e quando falta um dia, falta uma (vestimenta) da alma, isto é, a realização dos preceitos (mitsvot), de acordo como ordenado por D-us durante a vida, provê a alma de “bonitas vestimentas”. Vida após a Vida

O Alter Rebe, citando o Rabi Mordechai HaTsadik diz que: uma alma desce a este mundo e vive setenta ou oitenta anos (Salmos 90:10), para fazer um favor material a outra pessoa, e especialmente um favor espiritual. (Saiba mais aqui.)
Assim, o que acontece depois que morremos?

O Judaísmo tradicional acredita firmemente que a morte não é o fim da existência humana e é notoriamente vago sobre o assunto. A imortalidade da alma, o mundo futuro e a ressurreição dos mortos são importantes na tradição judaica, mas exatamente o que são essas coisas e como elas se relacionam entre si permanece obscuro.

O olam habá (mundo vindouro) é o conceito judaico mais comum relacionado ao fim dos tempos. Aparece em antigas fontes rabínicas como a recompensa final para o judeu individual (e possivelmente para o gentio justo). O Talmude contém descrições fragmentadas do mundo futuro, às vezes comparando-o com coisas espirituais (como o estudo da Torá) e às vezes comparando-o com prazeres físicos.

Na verdade, a tradição judaica nunca enfatizou ou mesmo elaborou as especificidades do mundo vindouro. Como explicam os comentaristas bíblicos, isto é simplesmente um dado adquirido, um fato enraizado na ideia de que fomos criados “à imagem de D-us”. Como D-us é eterno, existe algo dentro de cada um de nós — a essência divina que representa a nossa identidade, a que chamamos a nossa alma — que deve ser igualmente eterna e imortal. Não é de surpreender, porém, que não esteja claro o que exatamente é o “Mundo Vindouro” e quando ele existirá. De acordo com Nachmânides (Rabi Moshê ben Nachman – 1194 / 1270) e outros, o mundo vindouro é um tempo em que a ressurreição dos mortos irá inaugurar, um mundo que será desfrutado pelos justos que merecem mais vida.

↓↓↓ segue o texto após o banner ↓↓↓
↓↓↓↓↓ Segue o texto ↓↓↓↓↓

Como diz Maimônides (Rabi Moshê ben Maimon – 1135 / 1204), o mundo vindouro refere-se a um tempo ainda além do mundo da ressurreição. Ele acreditava que os ressuscitados eventualmente experimentariam a segunda morte, quando as almas dos justos desfrutariam de uma existência espiritual e incorpórea na presença de D-us. Então, por que pensamos sobre o que acontece após a morte enquanto ainda estamos vivos? A resposta é simples e profunda: qualquer ação que tomemos na Terra deve ter em conta as suas consequências eternas. No momento da morte vemos D-us. A Torá nos ensina que D-us decreta: “Ninguém me verá e viverá” (Êxodo 33:20). O significado é claro: no final da vida recebemos do Todo-Poderoso o dom das pequenas visões. Muitos comentaristas acreditam que é por isso que devemos fechar os olhos aos mortos. Os olhos que agora viram o próprio D-us devem estar fechados ao contato com as coisas mundanas.

Um princípio básico do judaísmo é que a morte do corpo não representa o fim definitivo do homem: após esta vida terrena, ele passa para outra vida, a eterna.

Claro, a literatura judaica afirma repetidamente que a vida após a morte é a vida melhor. A alma, agora livre do corpo, vive em bem-aventurança eterna. Consistindo somente em espírito puro e se aquecendo na glória de D-us, a alma encontra seu descanso eterno.

A vida neste mundo é trivial, vivemos, e apenas por alguns anos fugazes. No entanto, é valiosa — especificamente porque permite que o homem cumpra seus deveres com relação à Torá e às Mitzvot (preceitos – plural de Mitzvá), e assim ganhe sua parte no Mundo Vindouro. Esta vida, afirma a Mishná (forma escrita da tradição oral judaica), é apenas um hall, isto é, um lugar onde o homem pode se preparar para adentrar ao palácio. (Para saber mais, acesse aqui.)

A vida após a vida tem a dimensão adicional de que ela fornece a arena para a recompensa e punição finais. É ali e então que o homem enfrenta o tribunal celestial para prestar contas de seus atos e experimentar recompensa ou punição de acordo.

Na Cabalá, os místicos acrescentam uma pequena parte à história. Não é só D-us quem nos julga. Quando nos despedimos deste mundo, vemos um filme que contém cenas de nossas vidas. Testemunhamos cada momento na Terra que passa diante de nós a uma velocidade incrível. À medida que observamos o desenrolar de nossas histórias, às vezes nos encolhemos de vergonha; outras vezes, sorrimos de alegria. Nossas falhas morais passadas nos fazem tremer de dor; quando superamos nossas tendências malignas, sentimos uma poderosa sensação de vitória espiritual. É então que percebemos, retrospectivamente, que somos os maiores juízes de nossas próprias vidas.

Os cabalistas estavam mais abertos a teorizar sobre o que acontece quando cruzamos para o outro lado misterioso. A cabalá abraça a crença na existência da alma após a morte. Eles têm opiniões diferentes sobre o que acontece com a alma e o corpo; incluindo reencarnação, ressurreição, os reinos espirituais do céu e do “inferno”, transmigração, Tikkun (retificação da alma), etc. No Judaísmo e na cabalá, a alma e o corpo são entidades distintas que desempenham um papel importante na experiência espiritual. “O Judaísmo não vê a relação entre da alma e do corpo como uma relação de conflito, mas sim como uma união de cooperação. O papel do corpo é facilitar a jornada e a realização da alma nesta vida, e o papel da alma é superar as distrações desta vida para chegar lá e não distorcer seu verdadeiro propósito e realidade”. O corpo não pode funcionar sem a alma, nem a alma pode ser completa sem o corpo.

Uma das maneiras pelas quais a Cabalá renova a nossa fé é na sua apresentação da reencarnação e da migração da alma. A única maneira pela qual o corpo e a alma podem voltar a ficar juntos é se, após a morte, a alma retornar à forma corpórea. Esta é a definição de reencarnação. Aproximadamente 500 anos atrás, o grande cabalista Rabino Isaac Luria, mais conhecido como Arizal revelou muitos segredos da reencarnação, e esses ensinamentos foram registrados por seu discípulo principal, Rabino Chaim Vital, em um texto chamado Sha’ar HaGilgulim (Portão das Reencarnações). Embora não haja uma referência clara a este assunto nas Escrituras, os maiores cabalistas – especialmente o Arizal, expõem claramente os seus princípios. A alma é eterna, uma centelha do Divino ou, como o profeta Job (Jó) a chama, “uma pequena parte de D-us acima”. A alma existe antes de entrar no corpo e vive depois que o corpo descansa.

Nossos sábios ensinam, que em algum momento após a vinda do Mashiach (Messias), todas as almas justas voltarão milagrosamente à vida. Elas então aproveitarão o mundo como ele sempre foi destinado a ser: um Jardim do Éden. Em última análise, este é o papel do Mashiach: retornar o mundo àquele estado perfeito e primordial. É interessante notar como a figura responsável por expulsar a humanidade do Jardim foi a Serpente, Nachash (נחש) em hebraico, uma palavra que tem um valor numérico de 358; e a figura responsável por retornar a humanidade ao Jardim é Mashiach (משיח), uma palavra que também tem uma guimátria de 358 – medida por medida. Assim, o passo final para cada alma, uma vez que sua missão esteja completa, é ser ressuscitada no Jardim do Éden restaurado, bem aqui em uma nova Terra, após a chegada do Mashiach.

O que acontece após a morte é que ganhamos sabedoria para avaliar as nossas vidas segundo os padrões do céu – porque finalmente vemos a perspectiva eterna. (Saiba mais aqui.)

A morte não é uma destruidora; é uma transição. Como disse o Rabi M. Mendel de Kotzk (1787/1859), “A morte é apenas uma questão de ir de um cômodo para outro. E se vivermos nossas vidas conforme a vontade de D-us, temos certeza de que o lugar para onde estamos indo é, em última análise, a área mais bonita.”

Sim, há vida após a vida terrena. Mas a maior vida após a morte é alcançada ao focar em como podemos maximizar nossa vida antes da morte. (Saiba mais aqui.)

Como dizem nossos sábios: VIDA APÓS A VIDA

Este mundo é como uma antecâmara antes do Mundo Vindouro. Prepare-se na antecâmara para que você possa entrar no salão de banquetes. Que seja para a VidaLeChaim!

Abaixo a RELAÇÃO DE NOSSOS SERVIÇOS PERSONALIZADOS

Veja: https://idznum.org/servicos/

E a venda do Livro:

2 Comentários

  1. Ada Nicolaewsky

    Acho sim que um dia iremos nos encontrar assim que vier
    Mashiach
    Gostei muito da explicação

    Responder
    • David Zumerkorn

      Agradeço seu importante comentário. Que tenhamos ótimas notícias com ajude de D-us! Amén VeAmén.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *